sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PLANO DE PORTUGUÊS I BIMESTRE- 4º ANO

Escola: Municipal São Pedro.
Direção: Aroldo Fernandes
Coordenação Pedagógica: Giselda Monteiro

Plano anual
Língua Portuguesa
Ano: 4º (grupo 09)
Bimestre: I

Objetivo geral:

Identificar no texto os substantivos presentes, sabendo flexioná-los em numero, gênero e grau, saber acentuar as palavras utilizando as regras de acentuação e diferenciar os gêneros textuais.

Conteúdos:

• Linguagem oral e escrita
• Reflexão sobre a língua escrita
• Ordem alfabética
• Substantivos comuns
• Substantivos próprios
• Substantivos compostos
• Substantivos abstratos
• Substantivos epicenos
• Flexão do substantivo em números
• Flexão do substantivo em grau
• Flexão do substantivo em gênero
• Silabas
• Silabas átonas e tônicas
• Classificação da silaba tônica
• Sinônimos
• Antônimos
• Gênero literário: o poema.
• Gênero Literário: o conto.
• Acentuação:
• Gramática:


Objetivos específicos:

• Entender der a diferença entre a língua oral e a escrita;
• Conhecer as etapas numa produção textual, observando a estrutura dos parágrafos e a continuidade do pensamento para tornar o texto mais claro;
• Conhecer como ordenar palavras em ordem alfabética;
• Conhecer a definição de substantivos;
• Conhecer a classe gramatical: os pronomes e os tipos de pronomes;
• Saber diferenciar encontros vocálicos dos encontros consonantais;
• Conhecer e fazer uso dos sinais gráficos que se encontram presentes na língua escrita: virgula, ponto, dois pontos...
• Saber acentuar corretamente as palavras;
• Fazer uso das regras gramaticais na escrita de palavras, texto...



Instrumentos de Avaliação:

• Prova em dupla(2,0)
• Prova individual(3,0
• Registros (2,0)
• Auto avaliação (1,0)
• Debate (2,0)

Obs: as avaliações acontecerão no decorrer do bimestre.

Metodologia:

Trabalho voltado para a compreensão dos conteúdos estudados durante o bimestre, (demais assuntos que surgirem) , explorando a oralidade, a interpretação e produção escrita, de aulas expositivas, atividades individuais, em dupla e coletivas respeitando a individualidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário